sábado, 10 de outubro de 2009

projeto estimula educação para o trânsito nas escolas

Orientar usuários, pedestres, ciclistas, motociclistas e moradores das comunidades vizinhas à rodovia BA-099, sobre atitudes pró-ativas de segurança no trânsito, que resultem em maior responsabilidade com a vida. Esse é o objetivo principal do projeto Trânsito Legal, promovido pela Concessionária Litoral Norte (CLN)/Instituto Invepar.
Uma das atividades desta edição foi a realização da 1ª Gincana Educativa, que acontece nas escolas contempladas com o projeto. Os alunos do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado na comunidade de Açuzinho, em Mata de São João, foram os primeiros beneficiados. Sob o tema Educação para o Trânsito, os estudantes cumpriram diversas tarefas ontem (9), entre 8h e 12h.
Para o líder da equipe vencedora, Leandro Nascimento, 21 anos, o tema da gincana foi interessante porque abordou questões que acontecem diariamente no trânsito. “Foi uma reflexão sobre as imprudências, acidentes e, principalmente, sobre a opção do pedestre de atravessar a rua ao invés de usar a passarela”, disse.
As três equipes, compostas por 10 alunos, debateram noções de cidadania com foco no trânsito, e desenvolveram atividades educativas e artísticas, como desenhos e encenações. “Fizemos uma peça sobre as pessoas que se apressam no trânsito e não esperam o semáforo fechar para atravessar com segurança”, destacou Nascimento.
A diretora do colégio, Ana Lúcia Silva, considerou a atividade bastante proveitosa. “As tarefas lúdicas desenvolvidas durante a gincana servem para reeducar jovens em relação a sua postura e comportamento no trânsito”, pontuou.
Para o produtor do evento, Gilberto Novaes, o ambiente escolar, que concentra grande quantidade de jovens, é o local ideal para discutir questões relacionadas à preservação da vida no trânsito. “Infelizmente a maioria das mortes em acidentes de trânsito ainda envolve pessoas entre 15 e 29 anos, causadas por falta de atenção e descumprimento de regras básicas”, diz.
As ações nas escolas vão até dezembro de 2009. A gincana acontece na próxima sexta-feira (16), na Escola São Vicente, em Diogo, e no dia 23 segue para a Escola João Carlos Souza Silva, em Subaúma. A Escola São Francisco, em Praia do Forte, recebe as atividades no dia 6 de novembro. E outras três ainda sem datas confirmadas.
O projeto - As atividades do projeto Trânsito Legal, que abrange as comunidades de Catu de Abrantes, Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Barra de Pojuca, Praia do Forte, Açuzinho, Subaúma, Cachoeira do Itaim e Abadia, focam a educação para melhor utilização dos equipamentos de segurança disponíveis nas vias, como as passarelas. Além disso, há o estímulo à utilização do cinto de segurança e orientação aos condutores de veículos sobre os malefícios de dirigir sob efeito de bebida alcoólica e outras drogas.
Para a assistente social e coordenadora do departamento de Desenvolvimento Socioambiental da CLN, Juçara Freire, o processo de educação para o trânsito precisa de exercícios frequentes e estímulo. “É preciso estabelecer um compromisso com a cidadania na tentativa de promover um cenário de respeito à vida, motivando o debate, através de ações educativas e informativas” afirma.

Nenhum comentário: