segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

zoo de salvador recebe novos moradores

“Já ouvi falar nesses bichos, mas queria mesmo era vê-los de perto”. A curiosidade da fisioterapeuta Lúcia Andrade, 32, frequentadora do Zoológico de Salvador, se refere a animais ameaçados de extinção, que tiveram filhotes recentemente.
Na madrugada de sexta-feira (23) nasceu um casal da espécie mico-leão-da-cara-dourada e, no dia 8 de janeiro, a ave jacuaçu (foto) ganhou quatro filhotes. Os novos habitantes do zoo estão em regime de quarentena e aguardam a renovação dos recintos das aves e dos primatas para se apresentarem ao público.
A fêmea de mico-leão-da-cara-dourada, que gerou duas crias, chegou ao zoo, encaminhada pelo Ibama, em outubro de 2007. “Era muito solitária e conseguimos fazê-la conviver com dois machos”, revela Vinícius Dantas, coordenador-técnico do zoo. “A nossa maior vitória foi ter conseguido formar um grupo familiar”, complementa.
Animais de grande importância para o Zoológico de Salvador, tanto o mico-leão-da-cara-dourada quanto a jacuaçu têm na Mata Atlântica o habitat natural. Porém, enquanto a ave é geograficamente distribuída entre países latinos e sul do Brasil, o primata é genuinamente brasileiro, mais precisamente do sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

Nenhum comentário: