quarta-feira, 8 de outubro de 2008

esporte e meio ambiente

Mesclar esporte e responsabilidade socioambiental. Sob essa ótica, o Parque Metropolitano de Pituaçu recebe, por um dia, o Indoor Games. Pioneiro no Nordeste, o evento engloba 29 modalidades esportivas, entre competições e exibições, e 12 equipamentos de aventura. A estadia na capital baiana é entre 10 e 12 de outubro. No dia 11, a partir das 9h, ocorre no parque a largada da Corrida de Aventura, cujo percurso total abrange 50 quilômetros, e reúne trekking, mountain biking e rapel, dentre outras atividades.
Para dar assistência durante e depois da presença do Indoor Games por Pituaçu, 24 jovens da comunidade local, com idades entre 16 e 24 anos, serão capacitados e vão prestar serviços. Quatro deles serão contratados pela produção do evento e remunerados. Quanto aos outros 20 que forem selecionados pelas associações de moradores, oito firmam contrato com a Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura (Febera) e vão trabalhar no próprio parque. “Eles permanecem para dar apoio e instrução sobre o uso de equipamentos que vão continuar após o Indoor Games, como a Tirolesa e o Arvorismo”, diz o produtor do evento, Rilson Campos.
A responsabilidade e consciência ambiental são assuntos tratados com primazia pelos organizadores do evento. Todos os 240 profissionais envolvidos no projeto vão receber treinamentos técnicos e de sensibilização. “São informações sobre o uso de material reciclado, redução de consumo e limpeza para que isso seja incorporado pela equipe”, explica a bióloga e gestora ambiental do Indoor Games, Carla Circenis. Atividades educacionais serão desenvolvidas nas Tendas Ambientais instaladas em Pituaçu, que servirão também para a apresentação dos programas e projetos desenvolvidos na região, voltados para a conservação e preservação do meio ambiente.
A passagem do evento esportivo pelo parque só reforça a vocação para a prática de atividades físicas. No local ocorrem algumas modalidades, como caminhadas, cooper e o Pedal da Lua Cheia, que é organizado pela própria coordenação. “É um momento fantástico, onde cerca de 300 pessoas percorrem os 15 quilômetros da ciclovia, iluminados exclusivamente pela lua cheia”, destaca o coordenador do parque, Alessandro Diamantino.

Nenhum comentário: