quinta-feira, 16 de outubro de 2008

biodiversidade

Um estudo pioneiro pretende identificar as espécies ameaçadas de extinção e priorizar regiões essenciais para a manutenção da biodiversidade existente na Bahia. O inventário será elaborado por pesquisadores de instituições de ensino e sociedade civil organizada e terá, pela primeira vez, apoio técnico e financeiro do governo do Estado.
Para discutir metodologias, parcerias de cooperação técnica e implantação de convênio, estiveram reunidos ontem (15), na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), representantes de universidades, sociedade civil e poder público, que vão participar do projeto.
Para a zoóloga e professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Sofia Campiolo, essas atitudes são fundamentais para balizar outras questões como o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado e a infra-estrutura de obras. “Sabendo a lista de espécies ameaçadas e áreas predominantes, temos algo concreto para avaliar o impacto dessas ações” disse.
De acordo com o superintendente de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade (SFC/Sema), Marcos Ferreira, o inventário deve estar pronto até dezembro de 2009. “É uma ação prioritária e estratégica da secretaria. Com esse levantamento, vamos ampliar o universo de informações úteis, em prol da conservação da fauna existente na Bahia”, salientou o superintendente. A pesquisa ainda pretende orientar o plano de manejo, instrumento que fortalece a gestão das Unidades de Conservação, além de proteger a vida silvestre e estimular a pesquisa científica.

Nenhum comentário: