domingo, 12 de outubro de 2008

congresso discute direitos dos animais

Mais de 30 especialistas de renome nacional e internacional, como Laerte Levai, autor do primeiro livro sobre Direito Animal do Brasil, e o professor David Favre, que atua na defesa jurídica dos bichos desde o começo da década de 80, participaram do I Congresso de Bioética e Direito Animal. O evento aconteceu no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), de 9 a 11 de outubro.
Além dos temas centrais, foram discutidas questões transversais, como pesquisas científicas, liberdade religiosa e sacrifícios, tráfico de animais e a necessidade de evolução dos zoológicos. Sob coordenação do Instituto Abolicionista Animal (IAA), o evento foi um espaço de discussão e aprimoramento de ideias sobre os direitos dos bichos que são defendidos por lei. “O intuito foi estimular o debate entre estudantes e profissionais de diversas áreas sobre o assunto”, informou o diretor de Eventos do IAA, Tagore Trajano.
Durante o seminário, o médico veterinário e coordenador do Zoológico de Salvador, Gerson Norberto, falou que os zoológicos têm que abortar essa ideia de ser apenas um local para exposição de animais. “O zoo deve ser uma ferramenta de conservação das espécies”, disse. Em Salvador, o zoológico se sustenta no tripé composto por educação, lazer e pesquisa. “Desenvolvemos 26 linhas de estudo”, destacou Norberto.

Nenhum comentário: