terça-feira, 24 de abril de 2007

programas de bolsas de estudo iniciam inscrições

Quem está interessado em bolsas de pós-graduação, deve ficar atento para os prazos. O terceiro bimestre do ano é o período em que as instituições abrem as suas inscrições. A 6ª seleção para o Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação mantido pela Fundação Ford (International Fellowships Programa – IFP), está com inscrições abertas até o dia 21 de maio. Já o Programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), se estende até 11 de maio (até o meio-dia), para alunos que residem na Bahia.
Nas últimas cinco seleções brasileiras, o IFP já concedeu 210 bolsas. Atualmente, oferece 40 bolsas de mestrado (até dois anos) e doutorado (até três anos). No Brasil, o programa destina-se, prioritariamente, a pessoas negras ou indígenas, nascidas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, ou provenientes de famílias sem oportunidades econômicas e educacionais. Outra característica da bolsa do IFP é que exige dedicação exclusiva aos estudos. “Atividade remunerada só é aceita se tiver alguma relação com o projeto de dissertação ou tese, mediante aprovação prévia”, diz a coordenadora do programa no Brasil, Ana Pinheiro. Além da bolsa de estudos, o programa apoia a participação dos bolsistas em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e elaboração de projeto. Os pré-projetos devem estar relacionados aos campos de atuação da Fundação Ford: Formação de Recursos e Desenvolvimento Comunitário; Conhecimento, Criatividade e Liberdade; Paz e Justiça Social.
O programa completo de iniciação científica da Fapesb representa investimento de aproximadamente 13 milhões, sendo 4,5 milhões para novas bolsas, e o valor restante, para a manutenção daquelas contratadas em 2006. Quanto ao número de bolsas oferecidas de pós-graduação, tanto para visitantes quanto para residentes, o total é de 110, sendo 80 de mestrado e 30 de doutorado. A duração das bolsas também é de dois anos (mestrado) e três anos (doutorado), e requerem dedicação exclusiva.
Mais informações sobre o IFP podem ser obtidas no site
www.programabolsa.org.br, pelo email programabolsa@fcc.org.br, ou diretamente com a Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (11) 3722-4404. Para obter mais detalhes sobre o programa da Fapesb, através do site www.fapesb.ba.gov.br, pelo email bolsas@fapesb.ba.gov.br, e ainda através telefone (71) 3116-7680.

Nenhum comentário: