segunda-feira, 15 de março de 2010

curso gratuito para gestantes

Oferecer informações às gestantes e aos futuros pais sobre gravidez e cuidados com o bebê. Esse é o objetivo principal do curso de Orientação às Gestantes, promovido pelo setor de Prevenção e Promoção à Saúde (PPS), da Unimed Salvador, através do programa Bem Viver. O primeiro encontro acontece na próxima quarta-feira (17), das 8h às 10h, no auditório do Hospital Evangélico da Bahia, em Brotas, cujo tema será Abordagem sobre Pré-Natal e Parto.
As orientações terão sete módulos, com turmas de até 30 gestantes. Durante uma vez por mês, as participantes terão palestras de especialistas da área de saúde, que vão abordar diversos aspectos ligados à gestação, como cuidados no puerpério; nutrição na gestação; saúde sexual e reprodutiva; aleitamento materno; pediatria e cuidados com o bebê.
As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas através do email
bemviver@unimedsalvador.com.br ou pelo telefone (71) 2107-8682.

terça-feira, 9 de março de 2010

atividades valorizam colaboradoras no dia internacional da ulher

“Melhorou nossa autoestima e fez a gente se sentir melhor, principalmente porque foram abordadas questões totalmente voltadas para a mulher”. A opinião da arrecadadora Maria da Glória Pereira sintetiza bem o saldo do evento promovido pela Concessionária Litoral Norte (CLN), ontem (8). Durante todo o dia, na própria sede da empresa, na Praça do Pedágio, 58 colaboradoras, entre funcionárias e terceirizadas, participaram de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Com o intuito de chamar a atenção para o problema da obesidade, assunto inerente ao universo feminino e que atinge cerca de 40% da população baiana, a gerente do grupo Vigilantes do Peso na Bahia, Maria Célia Fonte, ministrou uma palestra sob o tema Reeducação alimentar para emagrecimento e manutenção do peso ideal. “É possível emagrecer, com prazer e saúde, mas é necessário mudar maus hábitos e elaborar um programa de alimentação para alcançar o peso ideal e mantê-lo”, disse.
Além da palestra, as colaboradoras tiveram oficinas com atendimento individual de massagem terapêutica e também treinamento em automaquiagem. A tesoureira Mariana Franco, uma das 23 participantes que estavam de visual novo, aprovou a ideia. “Foi uma atividade maravilhosa, pois valorizou a nós, mulheres, ainda mais em nosso dia. Estou me sentindo linda!”, exclamou.
As colaboradoras da CLN responderam também a uma enquete com o objetivo de saber seus interesses em relação às atividades promovidas pela empresa. Ficou constatado que 38% delas preferem ações que elevem a autoestima. Para a coordenadora do Departamento Socioambiental da empresa, Juçara Freire, a data é fruto de uma luta feminina pelo reconhecimento social. “Mas ainda precisamos conquistar mais direitos na busca pela igualdade”, conclui. O resultado completo da pesquisa está divulgado no mural.

segunda-feira, 8 de março de 2010

mulher

Comemorado em todo o mundo no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, é um ótimo momento para chamar a atenção da sociedade em geral sobre os anseios e desejos da mulher moderna.
Casar, ter filhos, cuidar dos rebentos e das prendas do lar, ser uma esposa dedicada e mãe exemplar. Não que esses não sejam atributos louváveis, mas a mulher do século XXI quer mais que isso.
O sonho do casamento perfeito, tipo conto-de-fadas, não está descartado, mas não é mais prioridade nos anseios da mulher contemporânea. Hoje em dia, o desejo da maternidade, cede espaço, sem muita dificuldade, para a especialização e ascensão profissional.
A Amélia de Ataulfo Alves, “que passava fome ao seu lado” está com os dias contados e fadada a desaparecer. Que esse 8 de março seja mais um passo significativo na luta da independência feminina, sem perder o brilho e o charme do “ser mulher”.

terça-feira, 2 de março de 2010

apito mudo

O que acontece em Ba-Vi gera repercussão. A atuação do árbitro Arílson Bispo da Anunciação seguiu como assunto de destaque no rescaldo do clássico. Após o jogo, o técnico doBahia, RenatoGaúcho, confessou que foi pênalti em Schwenck, mas que a jogada do gol doVitória nasceu de falta em Edílson. Ontem, a diretoria do Vitória enviou ofício à FBF representando contra o
juiz da partida.
No meio das queixas, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, não negou as falhas de Anunciação. “Nossa função não é esconder erros. A gente lamenta, mas também não é só porque ele se equivocou que vamos jogá-lo às feras”, ponderou. No Ba-Vi do dilúvio, aquele que deu o tricampeonato ao Leão, dia 3 de maio de 2009, a FBF trouxe o árbitro gaúcho, do quadro da Fifa, Leandro Vuadem. Meses antes, Sálvio Spínola (Fifa/SP). A estratégia tinha acontecido também em 2007, com Leonardo Gaciba (Fifa/RS) e Djalma Beltrami (Fifa/RJ). Faltando duas rodadas
para a 2ª fase do estadual, Rodrigues evita antecipar a possibilidade de árbitro de fora.“Eu prefiro aguardar o término da fase classificatória”. De acordo com Rodrigues, os critérios para a escolha dos dos árbitros que participam do sorteio para cada partida passam por importância do
jogo e histórico profissional.
Silêncio - De 2006 pra cá, dos 18 Ba-Vis pelo Baiano, Anunciação apitou cinco - quatro vitórias do Bahia e um empate, no qual expulsou o goleiro Marcelo, do Bahia, mas não deu pênalti em Ramon, em lance com Patrício. Ontem, por telefone, evitou comentar sua atuação. “Peço um pouco de respeito nesse momento, pois prefiro me reservar e ficar com minha família”, desabafou. O presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim, não atendeu à reportagem após combinar duas vezes horário pra entrevista.