quinta-feira, 9 de julho de 2009

enxovais de bebês

Mais de 30 mulheres que estão em período de gestação – internas do Conjunto Penal Feminino, esposas ou companheiras de internos da Penitenciária Lemos Brito (PLB) e mulheres da comunidade da Mata Escura – receberão enxovais de bebê amanhã (10), às 9 horas, na Lemos Brito no Complexo Penitenciário da Mata Escura. A ação faz parte de uma parceria entre as Voluntárias Sociais do Estado da Bahia (VSBA), e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).
A entrega dos enxovais será feita pela primeira dama do Estado, Fátima Mendonça. A idéia partiu da assistente social da PLB, Suely Machado, que articulou a participação da SJCDH no Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, desenvolvido pelas Voluntárias Sociais, que promove o acompanhamento de gestantes de baixa renda, geralmente entre o 5º e o 8º mês de gravidez e com faixa etária de 20 a 35 anos. “A gente pensou em ajudar as mulheres grávidas dos internos que tinham dificuldades de encontrar emprego”, contou Suely Machado, que enviou ofício à VSBA solicitando uma cota para beneficiar as internas e companheiras de internos, além das mulheres da comunidade da Mata Escura que apresentaram interesse. Para participar do programa, as gestantes se cadastraram apresentando o documento do pré-natal e a ultra-sonografia.
Os kits que serão entregues são compostos por banheira, 12 fraldas de tecido, um pacote de fraldas descartáveis, algodão, dois lençóis, dois sapatinhos de linha, duas camisolas, um pacote de algodão, fita adesiva para prender a fralda nos primeiros dias do bebê, um pacote de presilhas, colônia infantil e colchão. Não serão entregues chupetas e mamadeiras porque o objetivo é fortalecer a política de amamentação. Segundo a coordenadora das Voluntárias Sociais, Tânia Nogueira, o programa foi criado com a proposta de reduzir a mortalidade, através do monitoramento das mulheres grávidas com o pré-natal, medição de pressão arterial e vacinação, além de palestras para orientar as futuras mães sobre os principais cuidados durante a gestação. Como nas unidades prisionais já são promovidas palestras e o acompanhamento das gestantes, só ficou a cargo das Voluntárias Sociais a concessão dos kits. De acordo com Zaira Gusmão, que também é assistente social da PLB, desde 2007 são realizadas palestras sobre temas como a violência contra a mulher, pré-natal e autoestima. Também são entregues brindes às mulheres para ajudá-las nos cuidados com os bebês. Isto é feito em datas comemorativas como Dia da Mulher, Dia das Mães e Dia da Consciência Negra.
No dia da entrega dos enxovais também será promovida uma palestra sobre “Políticas públicas para as mulheres em situação de prisão” e “Mulheres familiares de internos em situação de prisão”, ministrada pela diretora de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Débora do Carmo. O secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, e representantes das Voluntárias Sociais, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza também estarão presentes na cerimônia.


P.S.: texto da Agecom

Nenhum comentário: